Como fazer um evento social na Igreja

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você já fez algum evento social em sua igreja?
Sabia que eventos como esse, além de abençoar as pessoas do bairro ainda podem ser um bom exemplo de Evangelismo?

Muitas igrejas fazem eventos de evangelismo dentro dos templos, mas existem outras formas que podem ser muito eficazes na hora de evangelizar a comunidade vizinha.

Como fazer um trabalho social - Como Realizar um evento Social - Capelania na Igreja

Talvez muitos vizinhos da igreja não aceitariam um convite para participar de um culto, porém em um evento as chances dessas pessoas irem pode aumentar! Um exemplo de evento que queremos tratar nesse post é o Evento de Serviços Sociais. Um evento onde a igreja proporcionaria serviços gratuitos para a vizinhança.

COMO PREPARAR ESSE EVENTO?

Busque voluntários dentro da própria igreja. Cabeleireiros, advogados, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos, pedagogos, etc… Descubra quais profissionais vocês possuem na igreja e verifique quais teriam a possibilidade de oferecer algum tipo de serviço ou orientação gratuita. Voluntários profissionais podem ser levantados também entre amigos e parentes.

Além de voluntários profissionais, você também vai precisar de voluntários para a estrutura do evento. Pessoas para recepção, limpeza, organização, apoio, divulgação, etc.

O QUE POSSO OFERECER NO EVENTO?

Diversos serviços podem ser oferecidos, depende muito da disponibilidade de profissionais que você conseguir. Seguem algumas sugestões:

• Medição de pressão
  • Medição de glicemia
  • Corte de Cabelo
  • Orientação profissional
  • Artesanato
  • Advogados
  • Dentista
  • Nutricionista
  • Esportes
  • Oftalmo
  • Recreação infantil

Você não precisa ter muitos serviços no dia do evento. Busque oferecer aqueles que seu espaço comporta. Cada serviço deve ser oferecido por um profissional da área. Por exemplo: medição de pressão e de glicemia deve ser feita exclusivamente por um farmacêutico ou enfermeiro.

ONDE FAZER O EVENTO?

Procure fazer em um local neutro da igreja, como estacionamento, salão de festas, pátio, ou algum outro local que saia da formalidade do templo. Fique atento às necessidades de cada atendimento na hora de escolher o local do evento, como tomadas 220, cobertura ou salas fechadas, mesas com cadeiras, privacidade, silêncio, etc. Cada profissional saberá dizer como, e o que deve ter em seu espaço de atendimento.

Procure não fazer eventos longos. Cerca de 4 a 5 horas de um sábado ou domingo é suficiente para um evento de medio porte.

COMO DIVULGAR O EVENTO?

Existem várias maneira de divulgar o evento. Lembre-se, sem uma boa divulgação o numero de pessoas que comparecerão pode ser muito reduzido. Então invista na divulgação!

• Cole cartazes nos comércios da região;
  • Entregue folhetos em pontos bem movimentados perto da igreja;
  • Entregue folhetos “em mãos”, aos vizinhos da igreja;
  • Divulgue nas Redes Sociais e em grupos de bairro;
  • Faça o famoso boca-a-boca. Os membros falando do evento para conhecidos e amigos pode ser uma das melhores estratégias.

COMO EVANGELIZAR NO EVENTO?

Como o evento não é um culto ou algo muito formal, a intenção é evangelizar com ações. Então uma das melhores formas é demonstrar o amor de Jesus através de sorrisos, abraços, minutos de atenção com cada pessoa, etc. Dependendo da abertura que a pessoa dar, a conversa pode se estender e aí você pode falar mais sobre a igreja, Jesus e a salvação.

Cuidado para não entrar em discussões teológicas e doutrinárias. Dedique o tempo exclusivamente em amar as pessoas, ouvi-las e ajuda-las! Além disso é possível também realizar algumas ações específicas como:

• Música ambiente com louvores (em um um volume que não atrapalhe o andamento dos trabalhos);
  • Faça um cadastro de todos que entrarem no evento para depois enviar um agradecimento. Seja objetivo e solicite apenas os itens mais importantes como Nome, WhatsApp e Email. Ninguém gosta de cadastros longos e demorados;
  • Entregue folhetos com a programação da igreja quando a pessoa estiver indo embora, e convide-a para voltar em alguma outra programação.

Trabalhar com eventos sociais é uma das coisas mais bacanas que temos nas igrejas. Pois é pra isso que elas existem: ajudar uns aos outros, ser coluna uns para com os outros. E se você deseja se especializar em trabalhos sociais como esse, clique aqui e saiba mais!

Esperamos com essas dicas ter ajudado você a se inspirar e fazer um trabalho maravilhoso na comunidade local!

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas dicas!

• Instagram: @DicasParaIgrejas
• Facebook: https://www.facebook.com/DicasParaIgrejas/
• Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCICCXOPe5Ako9PGkBIeQ7RA

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.